Páginas

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O 8º Hábito

“De onde uma pessoa tira a força interna para nadar contra a corrente e aguentar provocações culturais negativas, interesses egoístas subordinados e desenvolver e sustentar essa visão e determinação? Elas recorrem à sua verdadeira natureza e a seus dons. Elas os usam para desenvolver a visão das grandes coisas que desejam realizar. Com sabedoria, tomam a iniciativa e cultivam uma grande compreensão das necessidades e oportunidades que estão à sua volta. Elas atendem às necessidades que se enquadram em seu talento singular, que põem em movimento suas motivações mais elevadas e fazem uma diferença. Em resumo, elas encontram e usam sua voz. Elas servem e inspiram outras pessoas. Elas aplicam PRINCÍPIOS que governam o crescimento e a prosperidade dos seres humanos. E das organizações – princípios que atraem o mais elevado e melhor de uma “pessoa integral” – corpo, mente, coração e espírito.

Igualmente significativo, elas também influenciam e inspiram outros a achar a própria voz por meio dos mesmos princípios. (...) Bem no fundo de cada um de nós há um anseio interior de viver uma vida de grandeza e contribuição – de importar realmente, de fazer uma verdadeira diferença. Todos temos esse potencial. Todos nós podemos decidir conscientemente deixar para trás uma vida de mediocridade e tomar o caminho de uma vida de grandeza – em casa, no trabalho e na comunidade. Não importa quais sejam nossas circunstâncias, essa decisão pode ser tomada por cada um de nós – manifestando essa grandeza seja pela escolha de enfrentar com coragem uma doença incurável, ou simplesmente fazendo diferença na vida de uma criança, propiciando-lhe um senso de valor e potencial, ou tornando-nos catalisadores da mudança numa organização e tomando a frente de uma grande causa social.

Todos temos poder para decidir viver uma vida grande, ou ainda mais simplesmente, não apenas um bom dia, mas um grande dia. Não importa por quanto tempo tenhamos seguido a trilha da mediocridade, sempre podemos escolher mudar o nosso caminho. Sempre. Nunca é tarde demais. Podemos encontrar nossa voz.”

Stephen Covey – O 8º. Hábito (Ed. Campus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário