Páginas

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Conversa com um amigo

Duda Magallon: Por que as pessoas buscam desesperadamente a religião, ultimamente com mais enfoque nas religiões mais intensas e radicais, como a evangélica por exemplo? Por que as pessoas buscam por salvação? Veja a angústia que as assola! ESTAREMOS NÓS, PSICÓLOGOS, COMPETINDO COM DEUS?

Marcelo Ferraresso: Estamos, minha amiga. Estamos sim competindo com deus e ganhando menos dinheiro que "ele". O 'intermediadores divinos' (pastores) cobram até mais e são atendidos, pois o poder de "cura" que é oferecido é imensurável... Numa sociedade que exalta a ignorância como charme - destaque para nosso presidente e ídolo máximo, Lula - o saber, o conhecimento, e o estudo não são indicadores de poder e respeito. Sim, minha amiga... estamos SIM perdendo espaço para curandeiros milagrosos, para celebrações histéricas e coisas do tipo. Veja a televisão de madrugada! Veja quantos 0800 divinos existem por aí! A salvação divina é mais procurada porque deixa o indivíduo como passivo na cura. A terapia exige mais do sujeito - o pensar, o refletir, o ponderar... dá muito mais trabalho. VAMOS ENCARAR?

Marcelo Ferraresso é amigo, empresário, crítico de música, psicólogo, atuante também na área clínica e especialista em saúde mental adolescente (e está autorizado a invadir nosso espaço!).

Um comentário:

  1. Tenho chegado a essa conclusão tb! e não admito que castrem minha inteligência e minha capacidade de dicernir entre o verdadeiro Deus que está dentro de mim mesma e o deus criado por pessoas que querem comprar a alma e o direito de pensar e vendem suas próprias almas ao diabo! Estou com vocês

    ResponderExcluir